ATIVIDADES DA EAACONE NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS - VALE DO RIBEIRA ESTADO DO PARANÁ

22/07/2015 09:52

 

A EAACONE: Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras continua fortalecendo sua atuação junto as Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira no Estado do Paraná. Entre os dias 26 a 28/06, esteve nos Quilombos de Estreitinho, Três Canais – Município de Adrianópolis e Areia Branca – Município de Bocaiuva do Sul.

A maioria vive da agricultura de subsistência e também da venda de produtos cultivados na própria Comunidade: mandioca (farinha), arroz, palmito, hortaliças, fabricação de doces caseiros e outros.

A grande dificuldade é o transporte para que essa produção seja escoada. As estradas estão sem manutenção e como são Comunidades banhadas por rios, não há pontes onde possam transitar veículos auto motores. Com isso os produtores sofrem por não poder vender o que produzem.

Outro fator: nenhuma Comunidade é reconhecida como Quilombo pelo Governo. Apenas possuem o Certificado de Auto Reconhecimento emitido pela Fundação Cultural Palmares. Não sendo reconhecidos pelo Estado, consequentemente não possuem o título da terra.

As políticas Públicas passam bem distantes dessas Comunidades: falta de estradas, de pontes, acesso à educação, à saúde... Há locais onde os doentes são transportados em tratores ou carrinho de mão até o local onde é possível chegar a ambulância.

A EAACONE continua fortalecendo o trabalho de formação, através do estudo dos Estatutos com o objetivo de atualizá-los de acordo com as leis vigentes.

Quilombo Estreitinho - PR

Quilombo Estreitinho - PR

Quilombo Estreitinho - PR

Quilombo Areia Branca - PR

Quilombo Areia Branca - PR

Quilombo Areia Branca - PR

Quilombo Três Canais - PR

Quilombo Três Canais - PR

Quilombo Três Canais - PR

 

—————

Voltar