Cartilha Eleições 2014 - Seu voto tem consequencias: um novo mundo, uma nova sociedade

08/08/2014 16:40

Prezadas(os) Amigas e Amigos,

 

Em outubro de 2014, vamos mais uma vez, explicitar a nossa cidadania, através das eleições presidenciais, de governadores, de deputados federais e estaduais e parte dos senadores.

 

Pensando na necessidade de uma boa preparação, entidades da Igreja Católica, decidiram oferecer um texto que pudesse servir de subsidio para os cristãos. Pois como disse o Papa Francisco, respondendo a um jovem: "Envolver-se na política é uma obrigação de todo cristão".

 

É nesse contexto que a Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo estará disponibilizando através de suas mídias, subsidios que certamente, ajudarão na preparação e formação para o pleno exercicio de cidadania. Nossa proposta é que conheçamos bem as candidaturas, avaliar os históricos de quem pretende nos representar, etc. Precisamos nos apropriar com consciencia e responsabilidade dos espaços de participação e dos destinos de todas(os) nós.

 

Para iniciar este ciclo, estamos disponibilizando a Cartilha Eleições 2014 - Seu voto tem consequencias: um novo mundo, uma nova sociedade. Acesse www.pastoralfp.com/biblioteca/cartilha_eleicoes_2014_cefep.pdf , e leia! Ou se preferir, baixe no seu computador, imprima e promova com seus pares encontros para debates e discussões sobre o tema.

 

A cartilha foi elaborada pelas seguintes entidades:

CEFEP - Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara,

CNLB - Conselho Nacional do Laicato do Brasil, NESP - Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas, Arquidiocese de Belo Horizonte, que também produziu os Vídeos,

CBJP - Comissão Brasileira de Justiça e Paz

ISER - Assessoria.

Qualquer dúvida,  entrar em contato através do endereço de e-Mail: contato@pastoralfp.com

 

Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo

 

Palavra de esperança

Em outubro de 2014 escolheremos, através do voto, os nossos representantes políticos para o Poder Executivo (presidente da República e governadores dos Estados) e para o Poder Legislativo (deputados federais e estaduais e parte do Senado).

 

Trata-se de uma missão e uma grave responsabilidade: colocar na urna não só o nosso voto, mas também a consciência de que o nosso voto tem consequências para a vida do povo brasileiro, no presente e no futuro do nosso país.

 

É um momento importante de formação para o exercício da cidadania. Um momento significativo para os cristãos explicitarem seu compromisso de fé e seu empenho na construção de uma nova sociedade justa e fraterna.

 

Lembremo-nos da palavra do Apóstolo Tiago: “Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática?” (2,14).

 

O Documento de Aparecida, elaborado pelos Bispos latino-americanos e caribenhos, advertiu-nos que“a construção da cidadania, no sentido mais amplo, e a construção de eclesialidade nos leigos, é um só e único movimento” (n. 215). Ao expressarmos nossa cidadania, como cristãos e cristãs, devemos ter diante de nós um Projeto para o Brasil.

 

E o apresentamos dentro da metodologia já vivenciada por todos nós: Ver, Julgar e Agir.  “É dever de todo o Povo de Deus... com ajuda do Espírito Santo, saber ouvir, discernir e interpretar as várias linguagens do nosso tempo e julgá-las à luz da Palavra de Deus, de modo que a verdade possa ser cada vez mais intimamente percebida, melhor compreendida e apresentada de um modo mais convincente” (GS, n. 44).

 

SEU VOTO TEM CONSEQUÊNCIAS: UM NOVO MUNDO, UMA NOVA SOCIEDADE

Com o olho nas eleições, vemos o Brasil que temos com suas conquistas e desafios, com suas luzes e sombras. Realizamos o nosso Julgar através da Palavra de Deus, documentos eclesiais, com a forte marca das reflexões do Papa Francisco na Exortação Apostólica “Alegria do Evangelho”. No Agir, insistimos que a ação dos cristãos seja coletiva, construindo meios de participação permanente e de controle social, formando grupos de acompanhamento ao Legislativo e ao Executivo.

 

Algumas recomendações:

Tomem conhecimento, estudem, multipliquem e divulguem, promovendo um grande movimento de cidadania e vivência da fé, os três materiais importantes para a preparação às eleições de 2014, elaborados em sintonia uns com os outros:

a) O texto PROJETO BRASIL, aprovado na Assembleia Geral dos Bispos, que tem como objetivo principal refletir a situação do Brasil e abrir horizontes para melhorar nosso país, projetando-o para frente, com esperança.

 

b) Os VÍDEOS, ELEIÇÕES 2014, através dos quais, com novas linguagens, os grupos e comunidades, alinhados com os tempos atuais, podem se preparar para eleger bem seus representantes. Estes vídeos podem ser utilizados em reuniões e encontros e podem ser projetados depois da celebração da comunidade para todos que desejarem.

 

c) A CARTILHA “Seu voto tem consequências”, que está em suas mãos.

Sobre a utilização desta Cartilha sugerimos:

1º) Aproveitar bem as perguntas a serem respondidas em grupos, ao final de cada etapa do método Ver, Julgar e Agir. Se for necessário e conveniente, melhore as perguntas para facilitar a participação.

 

2º) Cada grupo ou comunidade pode enriquecer a Cartilha, intercalando o texto com cantos da caminhada de fé, orações, leituras bíblicas. O local onde o grupo se encontrará deve ser preparado com símbolos que remetem à realidade e à fé que nos move.

 

3º) Propomos a organização de encontros com os/as candidatos/as para melhor conhecimento dos seus programas,dando importância primordial à urgente Reforma Política.

SEU VOTO TEM CONSEQUÊNCIAS: UM NOVO MUNDO, UMA NOVA SOCIEDADE

 

Agradecemos, com coração cheio de esperança, as entidades que prestaram o valioso serviço de elaborar esta Cartilha, oferecendo condições às comunidades de melhor

se prepararem para cumprir o dever de votar, consolidando a democracia brasileira. Muito obrigado ao:

CEFEP - Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara,

CNLB - Conselho Nacional do Laicato do Brasil, NESP - Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas, Arquidiocese de Belo Horizonte, que também produziu os Vídeos,

CBJP - Comissão Brasileira de Justiça e Paz

ISER - Assessoria.

 

Tenho a alegria de expressar o apoio da CNBB a este relevante trabalho.

 

 

  Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães

Bispo Auxiliar de Belo Horizonte 

Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB

 


 

Apresentação da Cartilha

“Seu voto tem consequencias: Um novo mundo, uma nova sociedade”

 


Minha fé é política porque ela não suporta separação entre o corpo de Jesus e o corpo de um irmão.

Minha fé é política porque crê que a economia pode mudar um dia e ser toda solidária.

Minha fé é política porque acredito na juventude, na sua força e inquietude, no seu poder de diferença

e na força da velhice que com sua sabedoria e experiencia ainda tem muito a colaborar, para um país justo, igualitário sem tantas injustiças sociais..

 

 

Pastoral Fé e Política

Arquidiocese de São Paulo

A partir de Jesus Cristo em busca do bem comum

 

www.pastoralfp.com

https://pastoralfp.blogspot.com

 

Caso não queira receber os nossos informes, por favor, responder esse e-mail com o assunto “Remover meu e-mail da lista

 

 

 

—————

Voltar