Governador assina lei que institui o Mosaico Jureia-Itatins.

10/04/2013 08:41

Rio Una

O governador Geraldo Alckmin assinou na manhã dessa segunda-feira,  8 de abril, a lei nº 14.982 que institui o Mosaico Jureia-Itatins.

A Estação Ecológica contava com 79.240 hectares e com o mosaico a área de proteção máxima será ampliada para 84.425 hectares. A lei também institui áreas de atividades socioambientais e ecoturismo, com dois parques (Itinguçu e Prelado), duas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS), onde é permitido haver moradia de população tradicional já residente (Barra do Una e Despraiado), um Refúgio de Vida Silvestre, além de anexar a APA Marinha Litoral Sul.
“O mosaico representa a ampliação das áreas de proteção integral e de desenvolvimento sustentável e também aponta para a resolução de conflitos com os moradores tradicionais”, ressaltou o secretário do Meio Ambiente Bruno Covas.
A comunidade tradicional vive em estreita relação com o ambiente natural, dependendo de seus recursos naturais para a sua reprodução sociocultural, por meio de atividades de baixo impacto ambiental.
O governador ressaltou o papel dos moradores no mosaico: “Os moradores tradicionais da região vão inclusive nos ajudar na conservação e na sustentabilidade”.
                                  DOE 9_4_13 anexo 2 memorial e mapas1.pdf (86,1 kB)
                                 DOE 9_4_13 anexo 2 memorial e mapas2.pdf (70,1 kB)
                                 DOE 9_4_13 anexo 3 mapas.pdf (81,9 kB)

Fonte: https://www.ambiente.sp.gov.br

—————

Voltar