IBAMA e FCP - Fundação Cultural Palmares apóiam projeto de morte no Vale do Ribeira

14/03/2013 09:29

 

TERRA SIM!       BARRAGEM NÃO!

Breve histórico: Como todos já sabem, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio do Grupo Votorantin, há 24 anos entrou com um processo pedindo licença ambiental ao IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente - e dos Recursos Naturais Renováveis, para construir a barragem de Tijuco Alto.

 O projeto está localizado no alto Ribeira, entre as cidade de Cerro Azul, Adrianópolis – PR e Ribeira – SP, com objetivo único de gerar energia elétrica para aumentar sua produção de alumínio, a CBA pretende transportar a energia gerada até sua fábrica que fica na cidade de Alumínio, região de Sorocaba /SP, através das linhas de transmissão do governo.

Fato: Nos últimos dias o MOAB teve acesso a documentos que a CBA – apresentou ao IBAMA, que já emitiu um parecer favorável à liberação da licença ambiental para construir a barragem de Tijuco Alto.

Outro parecer favorável: Surpreendente mesmo sabendo que as comunidades quilombolas serão afetadas direta ou indiretamente, a FCP – Fundação Cultural Palmares, órgão responsável pela emissão da certidão de auto reconhecimento dos quilombos do Brasil, se manifestou favorável ao projeto de construção de Tijuco Alto.

Para o povo do Vale do Ribeira o abandono pelo poder público, com as ações opressoras dos fazendeiros e latifundiários é secular e mais recentemente sofrem com as leis ditas ambientais.

 As comunidades tradicionais foram forjadas para a resistência. E sempre houve parceiros, que solidarizaram e solidarizam com a luta do povo: ONGs, pastorais, universidades e movimentos, pessoas contra este projeto que visa o lucro, sem levar em conta as vidas que se perdem ao longo desse processo.

Diante deste contexto, precisamos nos organizar para lutarmos contra este projeto que visa destruir as terras das comunidades quilombolas, pescadores, indígenas, caiçaras ribeirinhos, caboclos e agricultores familiares do Vale do Ribeira.

 

O Povo do Vale do Ribeira diz não mais uma vez, contra este projeto de morte.

 

“Mudança se faz com mobilização. Mobilizemo-nos.”

Acesse os documentos..... Nota Informativa n 01 - 2013.pdf (6,6 MB)
                                            Nota Tecnica n 36 - 2012.pdf (2,1 MB)
                                            Nota Tecnica n 71 - 2012.pdf (912,9 kB)
                                            Parecer Tecnico n 167 - 2012.pdf (1,6 MB)

 

Matéria: Coordenação MOAB.

 

—————

Voltar