Oficina sobre Direitos, Comunicação e Poder

06/05/2013 17:12

 Nos dias 22 e 23 de abril, aconteceu em Salvador/BA a oficina de “Direitos, Comunicação e Poder” promovida pela CESE: Coordenadoria Ecumênica de Serviços. A CESE apóia o trabalho da EAACONE com as Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira.

 O evento contou com a participação de Comunidades Quilombolas e Povos Indígenas de várias regiões do Brasil e teve como objetivo lutar contra a representação indireta do sistema político brasileiro.

O Vale do Ribeira foi representado pela Quilombola Alone Cristina Ganança (Quilombo de Aldeia – Iguape), o Quilombola Jaime Dias dos Santos (Quilombo de Ilhas – Barra do Turvo) e Ewerton Libório (Ton) pela EAACONE.

Durante os dois dias de trabalho, foram elencados alguns  problemas políticos e sociais que ocorrem no país:

         Falta de regularização fundiária

         Mineração em terras Quilombolas e Indígenas

         Falta de políticas públicas voltadas para estas etnias

         Criminalização dos movimentos

         PECs – Propostas de Emendas Constitucionais que na verdade são um retrocesso para as comunidades tradicionais, pois visam retirar os direitos já conquistados por estes povos.

Com base nesses problemas apresentados, a proposta é fomentar a união dos povos tradicionais e o fortalecimento da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, sobretudo no que diz respeito à sub-representação da população negra e indígena no Brasil, garantindo assim a real participação desses grupos em espaços de poder e democratização da comunicação. 

Ton

Alone Ganança

Jaime Dias Dos Santos  

 

—————

Voltar