QUILOMBO DE ALDEIA – MUNICÍPIO DE IGUAPE/SP

14/09/2015 09:24

Cambicho - Quilombo Aldeia - Iguape/SP

 

A Comunidade Quilombola de Aldeia, localizada no Município de Iguape/SP, foi formada em 1850, com o matrimônio de Leudobina Júlia da Silva, filha de escravos com o João Miguel. Tiveram 09 filhos. Viviam da caça, plantação de arroz, feijão, café, milho e mandioca. O meio de transporte utilizado era a canoa. Navegavam pelo rio Una da Aldeia, onde viajavam horas para ir ao médico, visitar parentes, vender seus produtos ou outros afazeres na cidade de Iguape. Com o tempo os filhos de Leudobina Julia da Silva e João Miguel Dias foram casando. Hoje são uma grande família.

A Associação Quilombola de Aldeia foi fundada dia 19/06/2010. Em 22/08/2012 recebeu da Fundação Cultural Palmares o Certificado de Auto Reconhecimento dia 16/11/2015 foi reconhecida pelo Governo Estadual como Comunidade Remanescente de Quilombo.


Foto Quilombo Aldeia - Iguape /SP

 

O Quilombo de Aldeia mesmo enfrentando uma série de dificuldades mantém as práticas tradicionais e luta por:

·      Melhoria das estradas. Não tem condições de transitar um ônibus. O acesso se torna cada vez mais difícil pois é feito pelo rio Una sem a mínima segurança.

·      Reabertura da Escola. A Escola foi fechada. Os pais para não deixarem os filhos sem estudo foram obrigados a sair da terra, morar na cidade de Iguape ou em bairros vizinhos.

·      Atendimento médico. Não há médico atendendo as famílias que continuaram na terra. A maioria é idosa ou com necessidades especiais, que para sair do bairro são obrigados a pegar o barco, depois um carro com a estrada em péssimas condições e assim chegar na cidade para uma consulta. 

Diante dessa situação precária a juventude desistiu de morar na terra, deixando para trás a tranquilidade e a beleza que é a terra Quilombola de Aldeia.

Diante de tanta dureza dia, 23/08/2015 os Quilombolas de Aldeia se reuniram para comemorar o Reconhecimento como Quilombo.

Foi um dia de festa, comemoração, alegria, louvor, resistência. Jovens que deixaram a terra, hoje pretendem retornar. Idosos se emocionam vendo que chegou o dia de dizer: esta terra é nossa. A certeza de que vale a pena resistir como resistiram os antepassados toma conta dos sentimentos de todos e por isso continuam na busca pelo título da terra.

 

Banquete comunitário Quilombo Aldeia - Iguape/SP.

Almoço no Quilombo Aldeia - Iguape / SP.

 

Depois de um delicioso almoço todos se reuniram na Capela Santa Isabel onde os presentes elevaram sua prece ao Deus da Vida, agradecendo pelas conquistas e pedindo energias para continuar na busca da “terra onde corre leite e mel”.

Membros da EAACONE estiveram presentes, participando desse momento onde mais uma vitória foi conquistada: Antônio Carlos Nicomedes, Ewerton B. C. Libório, Fabiana Ximenes e as Irmãs Maria Sueli Berlanga e Angela Biagioni.

Reunião Quilombo Aldeia - Iguape/SP


Quilombo Aldeia - Iguape / SP.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar