TERRA TITULADA E REGISTRADA LIBERDADE CONQUISTADA

30/11/2015 15:39

 

 

 

As Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira – SP/PR estiveram reunidas dias 21 e 22/11/2015, no Quilombo de Ivaporunduva/ Município de Eldorado, para comemorar o dia da Consciência Negra. Zumbi e os Antepassados Quilombolas foram os inspiradores das decisões tomadas para que a luta e organização dos Quilombos do Vale do Ribeira continue.

Os Quilombos no Brasil vivem sob grandes ameaças de perderem vários de seus direitos conquistados com a Constituição de 1988. A PEC 215 é uma delas. Foi unânime a decisão buscar alternativas para que PEC 215, já aprovada na Comissão Especial, não seja aprovada na Assembléia Legislativa.


O Encontro foi assessorado pelo antropólogo José Maurício Arruti, que trouxe luzes para que a EAACONE: Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras juntamente com as Associações Quilombolas do Vale do Ribeira analisem a atual conjuntura e definam estratégias de fortalecimento da organização para que os direitos conquistados não sejam perdidos.


 

Uma das decisões foi o fortalecimento da luta contra os projetos de construção de barragem no Rio Ribeira de Iguape. Além do projeto da barragem de Tijuco Alto entre os Municípios de Ribeira/SP e Adrianópolis/PR, há outro projeto que está em tramitação que é a barragem de Varadouro entre os Municípios de Itaoca/SP e Adrianópolis PR. A empresa interessada é a H2O Ambiental, localizada no Estado de Santa Catarina.


 

TERRA SIM! BARRAGEM NÃO!

Ecoou fortemente pelos vales que circundam o Rio Ribeira de Iguape e os Quilombolas do Vale do Ribeira dos Estados de São Paulo e Paraná, continuarão resistindo, assim como resistiram há 26 anos ao projeto da barragem de Tijuco Alto.

 

 

—————

Voltar